Sopa com Cerveja – Uma harmonização que dá certo

Foto: ©Pavelsch|Dreamstime.com

Nesta época que frio, vento e chuva são nossos companheiros diários, normalmente alteramos nossos hábitos alimentares. Deixamos os alimentos leves e vamos em busca de algo que nos aqueça internamente.

Sopas e caldos passam a ser degustados com bastante frequência, muitas vezes como prato principal. E o que beber neste momento? Vinhos? Bebidas mais alcóolicas? Até pode ser, mas que  tal harmonizarmos nossa sopa com uma cerveja?

A diversidade de estilos de cerveja disponíveis hoje em dia, nos permite não nos separarmos dela  nem nos dias mais frios. Existem estilos de cerveja com bastante malte e teor alcoólico elevado que vão nos satisfazer e com a escolha correta, melhorar o sabor do prato degustado.

Logicamente, não vamos tomar uma cerveja “estupidamente gelada”. Devemos tratar bem quem vai nos dar prazer à mesa. Cerveja de boa qualidade, importada e/ou artesanal, normalmente  indica no seu rótulo a temperatura que deve ser servida e é muito importante seguirmos para que a cerveja possa mostrar sua personalidade de aromas, creme e sabor.

Não entrando no mérito de como é feita harmonização, apenas indicando algumas sugestões já consagradas, temos:
>Caldo de Feijão -> Bock, English Pale Ale, American Pale Ale, English Brown Ale, Porter, IPA, Strong Ale;
> Sopa de Legumes ou Vegetais -> Bock, Porter ou Stout;
> Caldo-Verde -> Bock, English Pale Ale, American Pale Ale, English Brown Ale, Porter, IPA, Strong Ale;
> Caldo De Feijão ou até Feijoada -> Brown Ale, Dunkel ou Porter;
> Sopa de Queijo -> Bock, English Pale Ale, American Pale Ale, English Brown Ale, Porter, IPA, Strong Ale;
> Creme de Cebola -> Irish Red, Brown ou Scottish;
> Sopas Pouco Cremosas -> Pilsener.

Lembrando que são sugestões, afinal se alguém não gosta de um estilo da cerveja, dificilmente irá apreciar a harmonização. O gosto pessoal pelo prato ou bebida tem que ser levado em conta.

Foto: ©Marina Saprunova|Dreamstime.com

Dicas:
> Se o prato terá mais convidados para degustá-lo, tente descobrir os estilos que agradam os convidados para não ter surpresas;
> Tenha sempre uma cerveja pilsener de boa qualidade na geladeira, para algum convidado que possa não se agradar do estilo que será servido;
> Existem copos adequados para cada estilo de cerveja. Tente sempre usá-lo para obter melhores resultados na aparência e liberação de aromas;
> Procure adquirir sua cerveja em lojas especializadas, onde poderá obter informações adicionais para a escolha adequada de estilo, copos e modo de servir.

Boas sopas!!!!
Texto: A Toca do Vice

Deixe um comentário