Revitalização da Orla: últimos acertos antes da Licitação

Em passagem por Curitiba nesta quinta-feira, 18, o prefeito José Fortunati reuniu-se com o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, responsável pela revitalização da orla do Guaíba. Conforme o prefeito, o encontro serviu para a realização de uma discussão conclusiva do projeto que qualificará a orla.

Conforme o prefeito, a intenção é fazer a publicação do edital de licitação até o final do ano para que a empresa contratada para realizar a obra inicie os trabalhos no primeiro semestre de 2013. A expectativa é de que, até o final de 2013, já esteja concluída a primeira fase de 1,5 mil metros a partir da Usina do Gasômetro até a altura da primeira curva da avenida Beira Rio.

“A implantação do projeto de revitalização irá transformar esse espaço nobre da cidade, resgatando o convívio da população com o Guaíba”, disse o prefeito, lembrando que a qualificação estará associada ao empreendimento da Revitalização do Cais Mauá.

Além do projeto arquitetônico de revitalização, foram realizados outros 27 complementares, como o elétrico, que garantirá uma iluminação diferenciada, com tecnologia de ponta, permitindo que as pessoas possam caminhar pela Orla à noite. “As equipes técnicas do Escritório Jaime Lerner e da prefeitura trabalharam permanentemente em conjunto. Agora, estamos discutindo os últimos detalhes, estamos muito perto de começar a obra física”, enfatizou o prefeito.

Pela primeira vez na história da cidade, a extensão da orla do Guaíba receberá investimento público para transformar a beira do lago em parque de lazer para porto-alegrenses e turistas. A proposta completa da prefeitura prevê a revitalização unificada de 5,9 quilômetros entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Cavalhada, na avenida Diário de Notícias. O projeto inclui terminal turístico para barcos de passeio, calçadão, ciclovia, banheiros, quadras esportivas, instalação de bancos e quiosques.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação Social – Prefeitura de Porto Alegre

Deixe um comentário