Smam alerta sobre a presença de quero-queros em Praças

Foto: Divulgação/PMPA

Com a chegada da primavera, a ave quero-quero nidifica em campos abertos. Conhecida pelo comportamento defensivo, sua presença pode causar conflitos entre os animais e usuários das praças.

“Nesta época do ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) recebe muitos chamados solicitando orientação de como proceder em relação à presença de quero-quero. O mais correto é respeitar o espaço da ave, não a perturbando, pois é de sua natureza atacar para defender os filhotes”, explica a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre.
A Equipe tem colocado placas indicativas nos locais onde há registro de nidificação, como na Praça Sirino Prunis, localizada no bairro Espírito Santo. “Basta não se aproximar muito, de forma que a ave se sinta ameçada, e a convivência é pacífica”, explica.
O quero-quero, da espécie Vanellus chilensis,  é uma ave de porte médio, com 32 a 38 cm de comprimento, e pesa aproximadamente 300g. Quando adulto, possuí esporões no ângulo das asas, que são usados como arma de ataque e defesa. Apesar de ser um bom voador, passa a maior parte do tempo em terra. Nas regiões urbanizadas, preferem locais como os aeroportos, jardins e gramados.
Fonte: Gabinete de Comunicação Social – Prefeitura de Porto Alegre

Deixe um comentário